Páginas

domingo, 15 de setembro de 2013

O Processo de leitura e escrita
Por: JOSÉ MARCOS ROSENDO DE SOUZA
RESUMO

Atualmente, os alunos tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio, têm apresentado cada vez mais dificuldades nos processos de leitura e escrita, isto deve-se ao fato de que eles apresentam um alto grau de desmotivação, e também devido estarem inseridos em uma sociedade em que predomina a tecnologia. Mas, principalmente, porque o professor trabalha este aspecto de modo a reproduzir decodificar e avaliar os conhecimentos dos alunos conforme lhe fora transmitido, desconsiderando a atividade crítica, cognitiva e interacional. Neste sentido, a presente pesquisa visa discutir uma reflexão sobre as dificuldades dos alunos no que diz respeito a prática de leitura e escrita, e assim compreender as concepções a cerca dos processos de leitura e escrita segundo as autoras Kleiman (2000) e Matêncio (1994), cujo o objetivo é conscientizar os educadores sobre sua prática de ensino e incentivar a adotarem uma metodologia centrada em uma abordagem interacionista que leve em consideração não só o seu conhecimento, mas o conhecimento de mundo do próprio aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário