O Processo de leitura e escrita
Por: JOSÉ MARCOS
ROSENDO DE SOUZA
RESUMO
Atualmente,
os alunos tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio, têm apresentado
cada vez mais dificuldades nos processos de leitura e escrita, isto deve-se ao
fato de que eles apresentam um alto grau de desmotivação, e também devido
estarem inseridos em uma sociedade em que predomina a tecnologia. Mas,
principalmente, porque o professor trabalha este aspecto de modo a reproduzir
decodificar e avaliar os conhecimentos dos alunos conforme lhe fora
transmitido, desconsiderando a atividade crítica, cognitiva e interacional.
Neste sentido, a presente pesquisa visa discutir uma reflexão sobre as
dificuldades dos alunos no que diz respeito a prática de leitura e escrita, e
assim compreender as concepções a cerca dos processos de leitura e escrita
segundo as autoras Kleiman (2000) e Matêncio (1994), cujo o objetivo é
conscientizar os educadores sobre sua prática de ensino e incentivar a adotarem
uma metodologia centrada em uma abordagem interacionista que leve em
consideração não só o seu conhecimento, mas o conhecimento de mundo do próprio
aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário